O pronto-socorro é o principal ponto de referência da população para necessidades de saúde urgentes e não programadas. A superlotação é um problema prioritário, pois afeta negativamente a qualidade da prestação de serviços de saúde. Hoje, o Conselho, sob proposta do Conselheiro de Saúde Mario Tonina, aprovou o Plano de Gestão de Superlotação (PGS) que será aplicado à rede do Serviço Hospitalar Provincial (SOP).
"Os dados mostram", enfatiza o conselheiro Tonina, "que o afluxo maciço ao pronto-socorro coloca em risco a segurança do paciente e a qualidade do atendimento. Isso também afeta o bem-estar dos profissionais de saúde, que desempenham um papel crucial em nossa comunidade. Trata-se de um problema sério que exige uma abordagem estratégica e direcionada. Hoje aprovamos um plano operacional que visa a garantir um gerenciamento mais eficiente do fluxo de pacientes nas salas de emergência. Estamos cientes de que isso exigirá esforços conjuntos e coordenados. É essencial melhorar a comunicação entre as diferentes partes do sistema de saúde e otimizar o uso da tecnologia para um gerenciamento mais rápido das informações dos pacientes. Dessa forma, podemos garantir que cada paciente receba o tratamento necessário no menor tempo possível. Além disso, devemos trabalhar para aumentar a conscientização sobre a importância do acesso responsável à sala de emergência."
Data de publicação: 21/12/2023