Sob proposta do Conselheiro para a Saúde, Políticas Sociais e Cooperação Mario Tonina, o Conselho Provincial aprovou hoje o Acordo Provincial Complementar para os médicos generalistas que implementa o Acordo Coletivo Nacional de 28 de abril de 2022 (triênio 2016/2018), assinado pela delegação negociadora da medicina geral em 12 de junho passado. Dessa forma, os objetivos prioritários previstos pela Lei de Planejamento de Assistência Territorial são implementados, em particular a implementação do Plano Nacional de Cronicidade, o Plano Provincial de Prevenção, a redução de acessos indevidos à Sala de Emergência, o gerenciamento de listas de espera e a melhoria da prescrição adequada. O Acordo também é consistente com os objetivos do PNRR relativos ao atendimento territorial.
As partes se comprometeram a retomar as negociações em breve, a fim de implementar plenamente a nova estrutura organizacional da medicina contratada prevista na Lei de Planejamento, também à luz do novo Acordo Coletivo Nacional, triênio 2019/2021 de 4 de abril de 2024. O compromisso prevê 1.450.000 euros para 2024 e 3.500.000 euros quando totalmente implementado. A isso se somam os valores únicos de 70.000 euros para 2024 e 150.000 euros para 2025 destinados ao projeto de redução de acessos indevidos ao pronto-socorro.
Em um futuro breve, com a realização dos Case della Salute (centros de saúde) e com uma revisão dos caminhos da medicina territorial, poderemos garantir um serviço ainda mais próximo dos usuários, a fim de dar a eles as respostas certas", comentou Tonina. "Se os clínicos gerais forem colocados em posição de trabalhar da melhor maneira possível, reduzindo a burocracia e garantindo um número adequado de funcionários, poderemos reduzir as filas nos departamentos de emergência e as listas de espera: esse é o nosso objetivo, para o bem dos cidadãos e de nossas comunidades.
Data de publicação: 21/06/2024